domingo, 9 de agosto de 2009

A contas com o sol e o vento

Comparação de custos entre a energia eólica e solar fotovoltaica
Analisou-se:
Central solar fotovoltaica de Moura

Central eólica de Fafe / Parque eólico de Fafe

Kit de ligação à rede eléctrica nacional, vendido na net
Aerogerador para instalar no telhado de uma casa

*valor do investimento/(número de KWh produzidos anualmente x 15)
A energia produzida anualmente a dividir pela potência indica o número de horas que o sistema funciona com a máxima potência, e um bom indicador, no entanto o sistema funciona a maior parte das vezes com potência inferior

Conclusões
Como não é só o investimento inicial que conta nas despesas, existem encargos com a manutenção, desgaste do material (algum pode nem durar 15anos), juros amortizações, lucros impostos imprevistos etc. Uma estimativa muto grosseira seria multiplicar o valor do custo do KWh obtido por dois
E obtinha-se
Central de Moura - 0,38 euros
Parque eólico de Fafe – 0,066euros
Kit de ligação à rede – 0.26euros
Como o custo da energia vendida pela EDP em vazio é de 0,058 euros mais IVA e fora de vazio é 0,123 euros mais IVA em 2009 , o único sistema que pode ser rentável é o eólico fora das horas de vazio.
No entanto o vento sopra mais à noite, logo a electricidade produzida pela energia eólica tem de ser vendida nas horas de vazio, deixando assim de ser rentável .
Facto curioso 1 o kit de ligação à rede apresenta obviamente um excesso de rentabilidade (3055horas de funcionamento) que no nosso pais só será possível em regiões de muito Sol como Serpa ou Moura. Enquanto a central de Moura apresenta uma rentabilidade inferior à que devia apresentar??
Facto curioso 2 verifica-se que o custo do KW de potência na central de Moura é idêntico ao do Kit de ligação à rede o que vem relembrar que a tecnologia dos painéis fotovoltaicos não beneficia de economias de escala pelo que não faz sentido construir uma grande central mas sim varias pequenas.
Facto curioso 3 apesar do que se disse no paragrafo anterior é diferente o poder negocial de quem compra 20 painéis solares do de quem compra trezentos mil, motivo pelo qual leva a desconfiar de que quem investiu na central de Moura não regateou o preço.
O resultados foram obtidos de dados revelados na net.
Não estando as contas certas, certamente que as conclusões não estarão completamente erradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário